Programa de esquadrões da morte antiterroristas causa disputa entre CIA e Congresso dos EUA, diz revista

Do UOL Notícias Em São Paulo

Um programa secreto da CIA vem causando uma disputa entre a agência de inteligência e o Congresso dos Estados Unidos. Segundo reportagem publicada no site da revista "Newsweek", o programa consistia em treinar esquadrões de morte similares ao Mossad de Israel, responsável pela caça aos terroristas que participaram do ataque aos atletas israelenses nos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique, Alemanha.

Alguns parlamentares reclamam que a CIA não teria dado informação alguma sobre o projeto. De acordo com a "Newsweek", ex-agentes de inteligência acreditam que deputados e senadores teriam apoiado o plano, caso ele tivesse sido apresentado ao Congresso. Espiões antigos e agentes atuais dizem que ele nunca entrou totalmente em prática.

No último fim de semana, o jornal "The New York Times" publicou uma reportagem acusando o ex-vice-presidente Dick Cheney de ordenar à CIA que barrasse da Câmara e do Senado informações sobre os esquadrões da morte.

O programa foi traçado após o 11 de setembro, em parte a pedido do então presidente americano, George W. Bush, que queria dar à agência de espionagem maiores poderes para encontrar integrantes da Al Qaeda. A proposta dava ao órgão o poder de enviar espiões para outros países a fim de localizar e matar terroristas.

Porém, a cúpula da CIA acabou por considerar que o projeto apresentava grande risco de falha ou exposição, informou o site da revista.

Ex-agentes da CIA disseram à "Newsweek" que o diretor George Tenet suspendeu os planos para executar este programa antes de deixar o cargo em 2004. Seus sucessores, Porter Goss e o general Michael Hayden, teriam mantido o programa congelado. No entanto, o plano de manter esquadrões da morte para eliminar terroristas só foi de fato fechado em junho, com Leon Panetta à frente da agência.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos