Obama entrega pela 1ª vez a Medalha da Liberdade

Do UOL Notícias* Em São Paulo

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, entregou nesta quarta-feira (12) a Medalha da Liberdade a 16 pessoas que contribuíram para a "segurança e interesses nacionais". Entre eles estão Stephen Hawkins, físico da Universidade de Cambridge; Mary Robinson, ex-presidente da Irlanda e comissária da ONU (Organização das Nações Unidas) para os direitos humanos; e Desmond Tutu, arcebispo aposentado da África do Sul.

Os homenageados são de áreas diversas como esportistas, cientistas, médicos, políticos, entre outros. Segundo a Casa Branca, eles foram escolhidos por serem "agentes de mudanças". Esta é a mais alta honraria que um cidadão pode receber nos EUA.

Outros homenageados são o Prêmio Nobel Muhammad Yunus, de Bangladesh, que criou o microcrédito e um dos maiores ativistas mundiais na luta contra a pobreza; o ator Sidney Poitier; o reverendo Joseph Lowery, que luta pelos direitos civis; Billie Jean King, legendária jogadora de tênis; o senador democrata Edward M. Kennedy, que luta contra um câncer; Sandra Day O'Connor, primeira mulher a integrar a Suprema Corte de Justiça.

A Medalha da Liberdade nasceu em 1945, por iniciativa do ex-presidente Harry S. Truman, para reconhecer os esforços durante a 2ª Guerra Mundial. O ex-presidente John F. Kennedy retomou a cerimônia de premiação em 1963 para honrar serviços prestados a nação.

*Com informações da AP

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos