Lula e Calderón pedem restabelecimento "imediato" da democracia em Honduras

Cláudia Andrade Do UOL Notícias Em Brasília

Em declarações à imprensa nesta segunda-feira (17), em Brasília, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Felipe Calderón (México), defenderam a restauração da democracia em Honduras. O país da América Central foi alvo de um golpe de Estado que tirou o presidente Manuel Zelaya do poder.

"A América Latina tem um desafio inadiável: o de contribuir para que a democracia em Honduras seja restaurada. Com esse propósito, México e Brasil tomaram posição firme a favor do retorno imediato e incondicional do presidente Zelaya a Tegucigalpa", declarou Lula.

Lula defende acordo entre Petrobras e empresa mexicana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (17), em Brasília, que é a favor de uma parceria entre a Petrobras e a Pemex (Petróleos Mexicanos).

O presidente ressaltou a necessidade de se agir "com urgência" neste sentido, respeitando as resoluções da OEA (Organização dos Estados Americanos). "Não podemos tolerar nem transigir com atentados à ordem constitucional. É essa a lição que aprendemos ao longo de duras décadas de luta para devolver a liberdade e a paz à nossa região."

A questão também foi mencionada por Calderón em seu discurso. O presidente mexicano confirmou que a "exigência do restabelecimento da ordem constitucional" em Honduras foi um dos assuntos discutidos no encontro com Lula. Os dois países, de acordo com Calderón, concordaram em apoiar as propostas internacionais para fazer com que Zelaya volte a ocupar o cargo.

Agendas comuns
O presidente mexicano afirmou ainda que México e Brasil devem aproximar suas agendas no cenário internacional. "Vamos somar esforços e dialogar com os países do G8 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo mais a Rússia) para mostrar a posição dos países emergentes".

Calderón também anunciou a proposta de se realizar um ano do Brasil no México e um ano do México no Brasil, para aproximar as duas nações culturalmente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos