Brasil suspende acordos e passa a exigir visto para hondurenhos que entrarem no país

Do UOL Notícias* Em São Paulo

O governo brasileiro suspendeu temporariamente dois acordos sobre isenção de vistos assinados com Honduras, informou o Ministério das Relações Exteriores em nota oficial.

De acordo com a nota, a decisão foi adotada ao considerar "a atual situação interna de Honduras uma consequência do golpe de Estado em 28 de junho", e afeta acordos sobre vistos para passaportes comuns e diplomáticos.

Como consequência desta decisão, que entra em vigor no sábado, "todo portador de passaporte hondurenho precisará de um visto para ingressar ao Brasil", informou o ministério. A medida não afeta aos cidadãos hondurenhos que já residem no Brasil.

O governo brasileiro já havia informado a representantes diplomáticos de Honduras sobre esta decisão em 1º de setembro por meio da Organização dos Estados Americanos (OEA), informou o Ministério das Relações Exteriores.

O ministério acrescentou que a suspensão dos acordos se apoia "em resoluções da ONU para não reconhecer o governo instalado nesse país centro-americano e promover a imediata restituição do presidente Zelaya às funções para que foi eleito".

* Com informações da AFP

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos