Rússia vai defender Sérvia em Haia e argumentar ilegalidade da independência do Kosovo

Do UOL Notícias* Em São Paulo

A Rússia irá defender a Sérvia no julgamento da legalidade da declaração de independência do Kosovo no Tribunal de Haia, na Holanda, disse hoje (5) o ministro russo de Assuntos Exteriores, Serguei Lavrov. A Corte Internacional de Justiça deve iniciar as audiências sobre o caso em dezembro.

Kosovo X Sérvia

  • Arte UOL

    De maioria albanesa muçulmana, o Kosovo declarou independência da Sérvia em 2008, após anos de conflitos e negociações frustradas



"A Rússia, como muitos outros países, apresentou materiais ante a Corte Internacional de Justiça sobre a proclamação unilateral de independência do Kosovo, a pedido da Sérvia", afirmou Lavrov ao lado do colega sérvio Vuk Jeremic, que está em Moscou para preparar a visita do presidente russo Dmitry Medvedev a Belgrado em outubro, informaram agências russas.

Lavrov disse que Moscou irá argumentar que a declaração de independência da região fere o direito internacional e desrespeita a resolução 1244 do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

A resolução, aprovada em 1999, colocou o Kosovo sob a administração transitória de uma missão da ONU, deixando pendente o futuro status político da região separatista. De maioria étnica albanesa, o Kosovo declarou sua independência em fevereiro de 2008, após dois anos de negociações frustradas com Belgrado.

A Rússia se opôs à independência da província desde o início do processo, alertando que ela poderia abrir o caminho para uma onda de separatismos na Europa. No entanto, seis meses depois, Moscou reconheceu a independência da Abkházia e da Ossétia do Sul, o que só feito posteriormente pela Venezuela e pela Nicarágua. Já a secessão do Kosovo foi reconhecida por 62 países, entre eles os Estados Unidos e a União Europeia.

O ministro russo recomendou ainda à UE e OTAN que reajam a uma afirmação do primeiro-ministro da Albânia, Sali Berisha, sobre o momento ser ideal para unir em um só Estado todos os territórios onde residem albaneses.

*Com informações de Efe e Reuters

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos