Leia a íntegra do telegrama de Lula após Obama ganhar prêmio Nobel da Paz

Do UOL Notícias Em São Paulo

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi anunciado nesta sexta-feira (9) como vencedor do prêmio Nobel da Paz por seus esforços para reduzir os estoques de armas nucleares e por seu trabalho pela paz mundial.

Pouco depois, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou um telegrama para parabenizar o colega americano. Confira abaixo a íntegra do texto, divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.

"A Sua Excelência o Senhor
Barack Obama
Presidente dos Estados Unidos da América

É com grande alegria que felicito Vossa Excelência pelo recebimento do Prêmio Nobel da Paz deste ano. Ao agir com a "profunda urgência do agora" a que se referia Martin Luther King em sua luta pelos direitos civis, Vossa Excelência iniciou, em apenas nove meses de mandato, esforços diplomáticos que têm o potencial de criar um ambiente internacional marcado pela paz e pelo desenvolvimento justo e sustentável. Sou testemunha de seu compromisso genuíno em construir pontes e superar desconfianças.
Estou certo de que o Prêmio ora atribuído a Vossa Excelência o encorajará a perseguir, com ainda maior afinco, a revalorização do multilateralismo, a ênfase no diálogo e no consenso, a busca de um mundo sem armas nucleares, os esforços pela paz no Oriente Médio e o estabelecimento de um modelo econômico sustentável.
Vossa Excelência pode estar certo de contar com o Brasil para a consolidação desse legado para as próximas gerações.

Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil"

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos