Popularidade de Berlusconi despenca na Itália, segundo jornal

Do UOL Notícias* Em São Paulo

A popularidade do premier italiano, Silvio Berlusconi, caiu 17 pontos percentuais em um ano, passando de 62% de apoio em outubro de 2008, para 45% de aprovação atualmente, segundo uma pesquisa publicada no jornal "La Repubblica".

O jornal atribui essa nova queda na confiança popular ao conflito institucional surgido depois que o Tribunal Constitucional invalidou a lei que garantia imunidade aos quatro altos cargos do governo. Essa decisão destrava os processos abertos contra Berlusconi.

De acordo com o instituto Ipr Marketing, a aprovação de Berlusconi está em queda constante desde fevereiro e chegou ao mínimo em outubro, quando 51% dos entrevistados disseram ter "pouca ou nenhuma" confiança no chefe do governo.

O poder Executivo em conjunto também sofreu queda de popularidade, embora de menor amplitude. Em outubro de 2008, o apoio era de 54%, contra 42% agora.

A frustração com o governo refletiu em um maior apoio para a oposição. A mesma pesquisa constatou que o Partido Democrata alcançou em outubro 37% de aprovação, cinco pontos percentuais a mais do que no mês anterior.

*Com informações da agência EFE

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos