Chávez entrega a museu cubano camisa que ganhou de Lula

Do UOL Notícias* Em São Paulo

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, doou a um museu cubano uma camisa vermelha que ganhou de seu colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, segundo informou nesta segunda-feira (19) o site cubadebate.cu.

Chávez vestindo a "guayabera"

  • Divulgação/Casa Presidencial da Venezuela
A camisa tipo "guayabera", de mangas compridas, que foi um presente do presidente brasileiro, vai fazer parte do acervo de um museu da cidade de Sancti Spíritus, que reúne camisas semelhantes recebidas por personalidades de esquerda da América Latina.

Além dessa, serão entregues ao mesmo museu outras onze "guayaberas", entre as quais a de Shaffick Handal (1930-2006), líder histórico da Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional, de El Salvador, e a do guatemalteco Miguel Angel Astúrias (1899-1974), prêmio Nobel de Literatura.

A futura "Casa da Guayabera" já tem mais de 40 peças, segundo o site cubano, incluindo "aquela que exibiu o Comandante-em-chefe Fidel Castro quando apareceu pela primeira vez em um ato público sem seu histórico uniforme verde oliva, na Cúpula Iberoamericana de Cartagena das Índias", em 1994.

*Com informações da AFP e do site Cubadebate.cu

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos