Em viagem ao Brasil, Shimon Peres deve criticar visita do presidente do Irã

Renata Giraldi Da Agência Brasil Em Brasília

A visita do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, ao Brasil, no próximo dia 23, deverá ser alvo de críticas do presidente de Israel, Shimon Peres, que chega a Brasília na próxima semana, para uma visita de cinco dias. O embaixador de Israel no Brasil, Giora Becher, disse à "Agência Brasil" que a presença do iraniano é observada "com preocupação" e defendeu uma advertência internacional contra o programa nuclear do Irã.

"Vemos a visita de Ahmadinejad com reservas. Isso não vai ajudar o processo de paz no Oriente Médio, nem o esforço internacional contra o seu programa nuclear militar. Estamos preocupados com essa visita. Uma das coisas que o presidente Peres vai dialogar [com o presidente Lula] é o assunto do Irã e como o mundo deve enfrentar esse esforço iraniano", disse Becher.
  • Uriel Sinai/ AFP

    Peres presta homenagem diante do túmulo do primeiro-ministro Yitzhak Rabin


Os negociadores brasileiros afirmam que o governo do presidente Lula é favorável ao programa nuclear para fins pacíficos. A visita do presidente do Irã é tratada como parte da ampliação das articulações internacionais.

"Estamos muito preocupados com o avanço do programa nuclear do Irã. É uma ameaça não só ao Estado de Israel, mas ao Oriente Médio. É um assunto da comunidade internacional: todos têm de fazer tudo para pressionar o Irã a mudar seu programa nuclear militar", afirmou o embaixador.

O governo de Israel tem uma série de restrições a Ahmadinejad, por ele ter negado o Holocausto (execução em massa de judeus e de outras minorias durante o nazismo), e também o acusa de incentivar ações antissemitas. Segundo Becher, o presidente iraniano não é bem-vindo em vários países, tendo visitado apenas alguns deles, como o Sudão e a Venezuela.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos