Sob forte esquema de segurança, Peres e Jobim falam em cooperação em busca da paz

Claudia Andrade Do UOL Notícias Em Brasília

Atualizado às 15h08

O presidente de Israel, Shimon Peres, chegou ao Brasil na manhã desta terça-feira (10), para uma visita de cinco dias. O primeiro compromisso foi um encontro com o ministro Nelson Jobim (Defesa), em Brasília. No encontro, os dois destacaram o interesse na cooperação em busca da paz. O ministro Jobim citou a elaboração de um acordo com Israel na área de defesa.

Esta é a primeira visita de um chefe de Estado israelense ao Brasil desde 1966. Ela ocorre antes da vinda do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, prevista para o dia 23 deste mês. Questionado pelos jornalistas se a visita do presidente iraniano foi tratada na conversa com Peres, Jobim negou. "Isso não é um assunto que caiba conversar. Conversamos sobre a necessidade de aprofundamento no aspecto da defesa da tecnologia israelense", disse, para acrescentar: "Nós falamos com todo mundo. Ninguém vai dizer com quem o Brasil deve falar" .
  • Sergio Lima / Folha imagem

    Ministro da Defesa, Nelson Jobim (esq.), recebe o presidente de Israel, Shimon Peres


A imprensa teve acesso a parte do encontro entre Peres e Jobim, no qual eles falaram sobre o novo cenário internacional, com o fim das guerras convencionais, feitas por "homens de uniforme", e a nova ameaça do terrorismo. Peres destacou que Brasil e Israel têm condições de se unir em busca de um mundo mais seguro, que "não coloque em risco a vida das pessoas pelo terror".

O ministro Jobim disse ao visitante que o Brasil passa por uma reorganização em suas Forças Armadas e entregou para o visitante uma cópia em inglês da Estratégia Nacional de Defesa. Segundo o ministro, essa reorganização visa não apenas garantir a soberania do Brasil, mas evitar "ameaças não convencionais".

Sobre o acordo de colaboração na área de defesa, Jobim disse aos jornalistas que ele poderá ser assinado já no ano que vem. O ministro não quis dar mais detalhes sobre o que está sendo discutido, alegando que trocas no setor de defesa "têm como elemento fundamental a confidencialidade".

Agenda
O encontro ocorreu sob forte esquema de segurança, em um dos principais hotéis da capital federal, próximo ao Palácio da Alvorada. A agenda de Peres em Brasília inclui ainda uma visita ao Congresso Nacional, na tarde de hoje, e uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcado para quarta-feira.

Durante a reunião de amanhã, os dois presidentes devem assinar acordos nas áreas de cooperação jurídica, técnica, de turismo e de produção cinematográfica. Lula e Peres também devem tratar da situação política no Oriente Médio, em especial o processo de paz entre Israel e Palestina.

Além de Peres e Ahmadinejad, Lula também poderá receber ainda este mês o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos