Navio americano sofre segundo ataque de piratas em sete meses

Do UOL Notícias* Em São Paulo

Piratas somalis atacaram o navio cargueiro com bandeira americana Maersk Alabama nesta quarta-feira (18) pela segunda vez em sete meses. Guardas particulares à bordo do navio repeliram o ataque com tiros e emitindo barulho de altos decibéis. Além disso, um avião de vigilância dos EUA estava monitorando o cargueiro.
  • Sayyid Azim/AP - 22.abr.2009

    Guardas à bordo do navio repeliram o ataque com tiros e emitindo barulho de altos decibéis


Piratas sequestraram o Maersk Alabama em abril e mantiveram o capitão do navio, Richard Phillips, como refém durante cinco dias. Ele foi libertado por soldados do Seal, a tropa de elite da marinha americana. Durante o assalto, que ocorreu durante a noite, três piratas foram mortos.

No ataque desta quarta-feira, que aconteceu a cerca de 350 milhas náuticas a leste da costa da Somália, os piratas somalis usaram armas automáticas, mas foram repelidos após troca de tiros com seguranças à bordo do navio.

"Não é o primeiro navio a ser atacado duas vezes. É uma possibilidade que cada navio que passa pela região enfrenta", disse John Harbour, um porta-voz da Força Naval da União Europeia.

Piratas aumentaram os ataques nas últimas semanas, após o final da temporada de chuvas. Na segunda-feira, um suposto pirata disse que sequestradores somalis receberam US$ 3,3 milhões pelos 36 membros de uma tripulação de um navio espanhol, mantido refém por mais de seis semanas.

Ataque mata capitão de navio sequestrado, diz pirata
Um outro suposto pirata somali disse hoje que o capitão de um navio capturado no início desta semana morreu devido aos ferimentos sofridos durante o ataque. O pirata, conhecido apenas por Sa'id, disse que o capitão morreu na terça-feira (17) à noite devido a hemorragia interna.

A Força Naval da União Europeia disse que o navio-tanque Theresa, das Ilhas Virgens, foi sequestrado na segunda-feira com a tripulação de 28 norte-coreanos à bordo.

Após mais de um mês, navio espanhol é liberado por piratas somalis



* Com informações da AP

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos