Durante visita do presidente do Irã, Lula defende Estado palestino ao lado de Estado israelense

Claudia Andrade Do UOL Notícias Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta segunda-feira (23) a existência de um Estado palestino "ao lado" de um Estado israelense no Oriente Médio. Para Lula, a experiência brasileira em abrigar comunidades árabes e judaicas "em harmonia" acaba com o mito de que a região está condenada ao estado permanente de conflito.
  • Roberto Jayme/Reuters

    Lula se encontra com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, em Brasília


"Defendemos o direito do povo palestino a um Estado viável e a uma vida digna, ao lado de um Estado de Israel seguro e soberano", disse Lula, durante visita do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, ao Brasil.

O presidente iraniano tem posições polêmicas sobre o assunto. Já negou o Holocausto e defende o fim do Estado de Israel. Sua visita a Brasília começou com protestos diante do Palácio Itamaraty, a favor e contra o visitante.

Na opinião de Lula, para viabilizar a existência dos dois Estados é preciso o engajamento de "novos interlocutores, genuinamente interessados na paz". "Para dialogar, é necessário construir canais de confiança com desprendimento e coragem. Valores e princípios que devem prevalecer também na busca da paz no Oriente Médio".

Em seu discurso, Lula destacou ainda que o Brasil defende os direitos humanos e a liberdade de escolha de seus cidadãos e cidadãs "com a mesma veemência com que repudiamos todo ato de intolerância ou de recurso ao terrorismo".

Ahmadinejad já afirmou em discurso que "não há homossexuais" em seu país. As declarações polêmicas do presidente incentivaram a participação de grupos de defesa dos homossexuais e feministas nos protestos na Esplanada dos Ministérios, nesta segunda.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos