Avalanches matam sete na Itália; Toscana sofre com enchentes

Do UOL Notícias* Em São Paulo

As avalanches no norte da Itália já mataram sete pessoas, incluindo um adolescente de origem alemã, informaram autoridades neste domingo (27). No resto do país, fortes chuvas vêm provocando enchentes nos últimos dias. Uma das regiões mais afetadas é a Toscana.

Em um incidente, dois turistas italianos morreram atingidos por uma avalanche nos Alpes italianos, segundo a polícia local. Quatro membros de uma equipe de resgate que procurava pelos turistas foram atingidos por uma avalanche seguinte e também morreram. Os dois turistas desapareceram na tarde de sábado (26), quando escalavam uma montanha na região de Trentino-Alto Ádige.
  • Nucleo Operativo Carabinieri di Pisa/AP

    Foto divulgada pela polícia de Pisa mostra área das bordas da cidade alagada neste domingo


Em outro incidente na mesma região, equipes de resgate e policiais disseram que um jovem alemão de 14 anos foi atingido por uma avalanche enquanto esquiava com o irmão e um amigo. O adolescente morreu no local, informou a polícia de Silandro.

O técnico de resgate Holaf Reinstadler também confirmou a morte do garoto, e disse que o corpo foi recuperado cerca de uma hora depois do incidente. O irmão da vítima não sofreu ferimentos, mas o amigo teve de ser levado para um hospital na cidade de Bolzano, vizinha de Silandro.

Enquanto nos Alpes a neve causa problemas, na Toscana e em outras regiões da Itália, rios transbordam devido à forte chuva que atinge a Itália neste final de dezembro. As enchentes já causaram deslizamentos de terra, forçaram a evacuação de centenas de pessoas de suas casas e fecharam algumas estradas.

Os estragos causados pelas enchentes estão estimados em milhões de euros. O chefe do Departamento de Proteção Civil, Guido Bertolaso, disse que o governo deve declarar em breve estado de emergência nas regiões mais afetadas pelas chuvas.

*Com informações da AP

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos