Sobe para 28 o número de mortos em avalanche no Afeganistão

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

Uma avalanche de neve matou 28 pessoas e deixou 70 feridos  em um túnel numa montanha do norte do Afeganistão, anunciou nesta terça-feira o ministério da Defesa. Centenas de pessoas estariam presas dentro do túnel .

"Desde segunda-feira à tarde, quase 1.500 pessoas bloqueadas pela avalanche foram socorridas, 70 ficaram feridas e 28 morreram", afirma um comunicado ministerial.

  • Jimin Lai/AFP - 21.dez.2001

    Foto de 2001 mostra turistas na entrada do túnel Salang, cerca de 160 km a norte de Cabul

Passageiros presos na passagem de Salang, principal rota para atravessar as montanhas Hindu Kush, disseram por telefone que estão congelando até morrer e sendo sufocados pela fumaça dos carros. Eles também disseram ter visto carros cheios de cadáveres ao longo da noite.

Dias de fortes nevascas provocaram avalanches que fecharam o túnel de 2,6 quilômetros, que liga a capital Cabul ao norte do país.

"Vi cinco corpos de pessoas mortas num carro estacionado atrás da gente, e até agora o governo não fez o bastante para salvar as nossas vidas", disse Qazi Azhar, um juiz afegão, à Reuters por telefone celular.

Cerca de 100 soldados afegãos foram mobilizados para se juntar a polícia nos esforços para o resgate das vítimas presas no túnel. Também estão sendo utilizados quatro helicópteros e várias ambulâncias e máquinas para retirar a neve do local. O porta-voz do ministério da Defesa, Mohammad Zahir Azimi, disse que várias avalanches ocorreram na manhã desta terça-feira, o que dificulta o trabalho de resgate.

As fortes nevascas e as chuvas também provocaram enchentes no sul do país. O porta-voz do governo da província de Candahar, Zalmay Ayoubi, disse que seis pessoas morreram e 10 estavam desaparecidas devido às enchentes enchentes.

* Com informações das agências internacionais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos