Clinton passa bem após cirurgia, e pode ter alta nesta sexta

UOL Notícias*

Em São Paulo

Atualizado às 04h20

Submetido a uma cirurgia de coração, o ex-presidente dos Estados Unidos e coordenador da ajuda internacional para o Haiti, Bill Clinton, se recupera bem no Hospital Presbiteriano do campus (da Universidade de) Columbia, em Nova York. A informação foi dada pelo cardiologista Alan Schwartz, que acompanha a recuperação do marido da secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton.

Segundo o médico, o estado de saúde de Bill Clinton “é excelente” e o ex-presidente norte-americano pode ter alta já nessa sexta-feira (12). De acordo com Schwartz, Clinton, de 63 anos, foi hospitalizado porque sofria de dores repetitivas no peito há vários dias, e, após uma revisão, decidiu passar pela intervenção cirúrgica, que durou pouco mais de uma hora. Na intervenção, o cardiologista colocou dois "stent" [um tipo de rede que serve para desobstruir artérias] em uma das artérias do ex-presidente americano, que logo depois já estava de pé e animado, disse o médico.

O cardiologista afirmou também que não há indícios de que Bill Clinton tenha sofrido algum ataque cardíaco. Ele é acompanhado pela esposa, Hillary Clinton, e pela filha do casal, Chelsea.

Essa não é a primeira vez que Clinton opera o coração, em 2004 ele passou por uma cirurgia para colocar quatro pontes em seu coração – sendo três mamárias e uma de safena.

Em 2005, o ex-presidente passou por uma nova cirurgia para a retirada de líquido pleural e tecido cicatrizado do pulmão esquerdo.

Nas últimas semanas, Clinton, que é o representante especial da ONU (Organização das Nações Unidas) para o Haiti, viajou três vezes para o país devastado por um terremoto no dia 12 de janeiro.

Desde que deixou o cargo de presidente dos EUA – onde governou entre 1993 a 2001, Clinton tem mantido uma agenda ocupada trabalhando em projetos humanitários por meio da Fundação Clinton. 

  • O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, operado do coração nesta quinta-feira (11)

*Com agências internacionais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos