Lula se encontra com o ex-presidente Fidel Castro hoje em Havana

Emerson Penha
Enviado Especial da Agência Brasil
Em Havana (Cuba)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou à capital cubana pouco antes das 21h de terça-feira, (23). Esta é, provavelmente, a última viagem que ele faz a Cuba como presidente, já que deixa o cargo no dia 31 de dezembro deste ano.

Hoje de amanhã, Lula deve visitar as obras de um novo porto nas proximidades de Havana, cuja construção é feita pela empresa brasileira Odebrecht, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de cerca de US$ 300 milhões.

O principal compromisso na ilha será o encontro com o ex-presidente Fidel Castro, no início da tarde. A conversa deve ser sobre política na América Latina e a sucessão presidencial no Brasil.

Pouco antes da chegada de Lula a Cuba, pousou no Aeroporto José Marti um avião da Força Aérea Venezuelana com o presidente Hugo Chávez. Ele disse que também vai participar da reunião com Fidel Castro.

A visita do presidente brasileiro coincide com a morte de Orlando Zapata, preso em Havana desde 2003 por fazer oposição ao governo cubano. Ele morreu nessa terça-feira, depois de quase três meses de greve de fome em protesto por sua detenção arbitrária. A chancelaria cubana não quis comentar o assunto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos