Brasil vai dar prioridade à ajuda em dinheiro para o Haiti, diz Jobim

Da Agência Brasil

A ajuda ao Haiti, país devastado por um terremoto há pouco mais de um mês, foi assunto na reunião ocorrida hoje (26) entre o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o subsecretário para Assuntos Políticos dos Estados Unidos, Willian Burns. Segundo o Ministério da Defesa, eles conversaram sobre a preocupação do governo do Haiti com a continuidade das doações de alimentos.

Essa preocupação também é compartilhada por Jobim. Para ele, o ideal é a ajuda em dinheiro, porque as doações de produtos estrangeiros restringem o mercado local e desestimulam os haitianos de produzir alimentos.

“O governo brasileiro priorizará a ajuda em dinheiro e estimulará a produção local com assistência técnica”, disse Jobim, durante a reunião, quando conversou com Burns sobre o projeto de construção de uma hidrelétrica no Haiti. O embaixador americano no Brasil, Thomas Shanton, também participou do encontro.

Burns passou o dia hoje (26) reunido com autoridades brasileiras. Em pauta, a venda dos aviões caças dos Estados Unidos para o Brasil e o programa nuclear do Irã. A visita de Burns antecipa os temas que são considerados prioritários para os Estados Unidos em relação ao Brasil.

No próximo dia 3, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, estará em Brasília, quando se reunirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Até meados do segundo semestre é esperada a visita do presidente Barack Obama.

A reunião com Jobim durou cerca de uma hora. Os norte-americanos se esforçam para convencer o governo brasileiro a comprar caças dos Estados Unidos. O presidente Lula analisa um relatório técnico sobre as propostas apresentadas de três: a sueca Saab, fabricante do modelo Gripen NG; a norte-americana Boeing, responsável pelo caça F-18 Super Hornet, e o consórcio Rafale International, liderado pela francesa Dassault.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos