Zulmair Rocha/UOL

Chuvas

Sobe para 45 o número de mortos pelas fortes chuvas na França

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Sobe para 45 o total de mortos pelo temporal Xynthia, que atingiu violentamente o oeste da França neste domingo (28), segundo o último balanço divulgado pelo Ministério do Interior. Cerca de um milhão de casas estão sem eletricidade em todo o país.

"Esse balanço está evoluindo minuto a minuto com o progresso da pesquisa, e pode aumentar", disse à AFP o comandante Samuel Bernes, porta-voz da segurança civil.

A tempestade também chegou a outros países da Europa. Já são três mortos na Espanha, um na Alemanha e um em Portugal.

Temporal atinge a França e provoca mortes

Seguem em alerta laranja, o segundo nível de emergência previsto, 31 departamentos franceses, que ainda sofrem as consequências das chuvas e dos fortes ventos.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, emitiu um comunicado oficial no qual pede ao Governo que se movimente "sem esperar" para que as medidas de ajuda possam chegar o mais rapidamente possível às áreas atingidas.

O serviço meteorológico nacional informou que a tempestade começa a abandonar o território francês pelo norte do país, mas que ainda há perigo de enchentes em vários departamentos do oeste, especialmente na Bretanha.

A companhia aérea Air France anunciou a suspensão de 70 aterrissagens e decolagens previstas para o aeroporto Roissy-Charles de Gaulle, de Paris.

*Com informações da AFP e da EFE
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos