Novo formulário de visto para os EUA entra em vigor a partir de segunda-feira

Do UOL Notícias

Em São Paulo

A partir de segunda-feira (15), os brasileiros que quiserem solicitar um visto para os Estados Unidos poderão inciar o pedido por meio de um formulário virtual interativo.

Segundo o consulado norte-americano, o novo sistema não elimina a necessidade de uma entrevista agendada, com pagamento das taxas referentes à solicitação, mas “agiliza o processo”.

“O DS-160 é um formulário inteligente de múltipla escolha e sua utilização diminuiu o tempo de espera no dia da entrevista e o tempo de processamento dos vistos nos outros países em que foi implementado”, afirmou o consulado em nota.

Ou seja, o solicitante deverá cadastrar suas informações pela internet, inclusive com upload de fotografia, e receberá junto com a confirmação do envio dos dados um código de barras, que deve ser apresentado durante uma entrevista previamente agendada.

“O novo formulário estará disponível apenas em inglês, mas o sistema oferece a tradução da pergunta para o português – basta posicionar o cursor sobre a pergunta”, explica o serviço consular norte-americano.

Também serão necessários outros formulários no caso de estudantes, programas de intercâmbio, petições de trabalho, diplomatas e representantes oficiais, notas diplomáticas do Itamaraty, de Organismos Internacionais (ONU, BID, etc), ou de consulados.

O formulário virtual, que será obrigatório a partir de 5 de abril, pode ser acessado no endereço http://www.visto-eua.com.br.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos