Piñera reúne ministros e assessores e diz que prioridade do governo é reconstrução do Chile

Renata Giraldi
Enviada Especial da Agência Brasil

Em Santiago (Chile)

O recém-empossado presidente do Chile, Sebastián Piñera, iniciou hoje (12) o primeiro dia de trabalho bem cedo e com várias reuniões. Logo no começo da manhã, ele convocou o Conselho de Gabinete – seus assessores diretos. Depois reuniu os 18 ministros e 23 secretários para reiterar o esforço coletivo em favor da reconstrução do país e, por fim, conversou com os integrantes do Comitê de Emergência – responsável pelas ações emergenciais no que se refere aos terremotos e tsunamis.

O ministro da Educação, Joaquín Lavín, disse que por determinação do presidente da República serão construídas escolas de ensino básico e fundamental por meio do sistema modular canadense. De acordo com dados oficiais, mais 1 milhão de alunos ficaram sem aula por causa dos estragos causados na maioria dos colégios públicos e privados em todo país.

“É uma fórmula rápida e plena e que tem uma estrutura antiabalos sísmicos”, disse Lavín. “Vamos tentar fazer tudo no menor tempo possível para que ninguém seja prejudicado.”

Os estragos provocados pelos tremores deixaram marcas em todo país. O prédio central da Universidade de Chile, que fica na Plaza Itália, em Santiago, sofreu vários danos na estrutura física, a ponto de o sistema de segurança ter de isolar a área. O edifício principal da Universidade Católica, outra instituição tradicional do país, também foi abalado.

Piñera participa hoje de uma missa na Praça das Armas, em frente ao Palácio de La Moneda (a sede do governo), para receber a bênção para os quatro anos de governo que tem pela frente. Antes do início dos trabalhos na manhã desta sexta-feira, o presidente da República posou para fotografia com toda sua equipe.

Ontem (11), depois de tomar posse e participar de vários eventos distintos, Piñera fez uma reunião de emergência com seus assessores diretos que foi até a 1h45, segundo informações de participantes do encontro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos