Governo das Ilhas Fiji declara situação de emergência depois de passagem de ciclone

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

O governo das Ilhas Fiji declarou estado de emergência nesta terça-feira (16) depois que o ciclone Tomas, de categoria quatro em uma escala que vai de um a cinco, atingiu ontem o norte do país com ventos de 170 km/h em média.

Ciclone atinge Ilhas Fiji:

  • Fiji TV

    Imagem da rede de televisão Fiji mostra um navio lutando contra as águas turbulentas do Pacífico no momento da passagem do ciclone Tomas

A passagem do furacão forçou milhares de pessoas a fugir para abrigos e deixou a região sem energia elétrica. Ainda não se sabe ao certo o grau de destruição já que a comunicação está bastante precária nas ilhas. Uma pessoa morreu e não houve relatos de turistas afetados pelo ciclone.

O Gabinete de Gestão de Desastres Naturais declarou situação de emergência por 30 dias para as regiões norte e leste do país. Tropas militares foram às ruas para prestar socorro e distribuir alimentos e água. O ciclone Tomas causou ondas de até sete metros.

Anthony Blake, porta-voz do conselho, afirmou que os serviços de energia, água, esgoto, entre outros, foram interrompidos em muitas áreas do norte, e todas as pistas de pouso e aeroportos foram fechados. Segundo Blake, mais de 17 mil pessoas estavam em 240 abrigos do governo.

O líder militar do país, Frank Bainimarara, pediu ajuda internacional à Nova Zelândia, França e Austrália. A força aérea neozelandesa já levou suprimentos de emergência para Fiji e vai ajudar com o reconhecimento aéreo da destruição causada pelo ciclone.

O governo decretou um toque de recolher para tentar minimizar os danos que foi estendido até quarta-feira (17).

*Com informações de agências internacionais

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos