Carro-bomba mata 6 na Colômbia; autoridades atribuem atentado às Farc

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

Atualizada às 15h17

Pelo menos seis pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas na explosão de um carro-bomba no centro da cidade portuária de Buenaventura, no sudoeste colombiano, informaram autoridades locais nesta quarta-feira (24).

A explosão ocorreu em área comercial, em frente à Prefeitura e à Procuradoria de Buenaventura, por volta das 9h25 locais (11h25 de Brasília), segundo o diretor do serviço local de emergências, Yerlis Fori.

“Parece que o carro tinha sido abandonado ali durante a noite”, afirmou Juan Carlos Abadia, governador da região de Valle Del Cauca, citado pela agência de notícias AP. Como o explosivo foi ativado durante a passagem de um veículo policial, vários entre os feridos são agentes policiais.

O comandante das Forças Militares colombianas, general Freddy Padilla, qualificou o ato como um “infeliz ataque terrorista” e atribuiu a violência às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Ninguém assumiu a autoria do atentado até o momento.

Esse é o pior atentado com carro-bomba na Colômbia desde setembro de 2008, quando uma explosão matou quatro pessoas na frente do Palácio da Justiça em Cali, capital da região de Valle Del Cauca.

Quase metade das exportações colombianas passa pelo porto de Buenaventura, que também é um ponto importante nas rotas de narcotráfico para México e Estados Unidos.

A violência na Colômbia entrou em declínio depois que o presidente Álvaro Uribe chegou ao poder em 2002 e reforçou o envio de tropas para combater os rebeldes, paramilitares e traficantes de drogas. Mas os rebeldes continuam fortes em áreas rurais.

Uribe deixará o poder este ano após dois mandatos na presidência. Os colombianos vão às urnas em maio escolher um novo presidente e a maioria dos candidatos promete manter o legado uribista nas políticas de segurança.

Primeiras imagens do atentado na Colômbia

*Com informações de Reuters, AFP e EFE

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos