Deslizamento cria lago no Paquistão e provoca ameaça de onda gigante

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

  • 12.03.2010 - Shabbir Ahmed Mir/AP

    Pessoas esperam barco para cruzar o lago criado por um deslizamento de terra na região de Attabad, no norte do Paquistão; rompimento de barragem pode criar ondas de 20 m de altura

    Pessoas esperam barco para cruzar o lago criado por um deslizamento de terra na região de Attabad, no norte do Paquistão; rompimento de barragem pode criar ondas de 20 m de altura

 

Um deslizamento de terra no norte do Paquistão criou um imenso lago que ameaça romper uma barreira e produzir uma onda de 20 metros de altura que viajaria centenas de quilômetros até atingir um reservatório perto de Islamabad, a capital do país.

O deslizamento, ocorrido em janeiro na região de Attabad, bloqueou o rio Hunza e formou o lago. Na tragédia, uma aldeia inteira foi destruída matando 19 pessoas.

Segundo a versão online do jornal britânico “The Guardian”, o alerta consta em um relatório feito por um inglês especialista em deslizamento. Engenheiros do exército paquistanês têm trabalhado no local para tentar drenar a água do lago, que possui mais de 11 quilômetros de comprimento e 70 metros de profundidade.

Apesar dos esforços, o lago tem crescido 35 cm por dia. Para piorar a situação, a chegada do verão e, consequentemente, o derretimento do gelo das montanhas da região, podem fazer com que o lago cresça ainda mais.

Por outro lado, o governo paquistanês tem sido acusado de agir de forma lenta para resolver o problema e de não possuir um plano de evacuação de emergência para as pessoas que vivem na região.

David Petley, especialista da Universidade de Durham, que visitou o local a pedido de uma ONG local, acredita que a água poderia chegar ao topo da parede da barragem no final de abril. Caso isso venha a acontecer, o muro poderá entrar em colapso. "A catástrofe não é inevitável, mas há um risco significativo", disse Petley.

*Com informações do “The Guardian”

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos