Helicóptero brasileiro já está a caminho do local de resgate de refém das Farc

Pedro Peduzzi
Da Agência Brasil

Em Brasília

Levantou voo por volta das 12h20 deste domingo (28) na cidade colombiana de Villavicencio o helicóptero brasileiro, com o emblema da Cruz Vermelha, que resgatará o cabo Josué Daniel Calvo, o primeiro dos dois reféns que serão libertados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O local de resgate está sob sigilo, e apenas o piloto conhecerá as coordenadas, após a decolagem.

O início da operação de resgate começou com atraso de uma hora e meia, devido às más condições meteorológicas na região. O segundo helicóptero brasileiro ficou Villavicencio, para o caso de alguma situação emergencial.

De acordo com a Cruz Vermelha, o resgate do segundo refém – o sargento Pablo Emilio Moncayo – só deverá ser realizado na próxima terça-feira (30), a partir da cidade de Florência, situada na Amazônia colombiana.

As negociações são conduzidas pela senadora Piedad Córdoba, que faz oposição ao governo de Álvaro Uribe, e pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Do lado brasileiro, participam diretamente da operação apenas militares. Mas as negociações foram orientadas pelo assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos