Mudanças no atendimento para vistos de entrada nos EUA devem reduzir filas

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

A partir de hoje (5), quem solicitar vistos para entrar nos Estados Unidos terá que apresentar o comprovante de preenchimento do novo formulário, o DS-160, que substituiu os anteriores (DS-156,157 e 158). A nova versão deve ser preenchida eletronicamente no endereço: https://ceac.state.gov/genniv/. Apesar de as perguntas estarem em inglês, os solicitantes poderão obter a tradução para o português, bastando passar o cursor sobre o texto.

Ao se apresentar para a entrevista no consulado, o interessado deve ter em mãos a página impressa da parte que contém o código de barras. O DS-160 é um formulário inteligente, de múltipla escolha e está sendo adotado, segundo o consulado, como forma de reduzir o tempo de espera no dia da entrevista.

De acordo com o consulado americano em São Paulo, outra mudança visando à maior rapidez no atendimento ocorrerá a partir do próximo dia 19, quando haverá restrição da entrada de solicitantes com o porte de telefones celulares, ipods, pen drives e outros equipamentos eletrônicos. A unidade de atendimento na rua Henri Dunant, 500, na Chácara Santo Antônio, é o posto que mais emite vistos dos EUA.

O consulado justificou que, atualmente, esses equipamentos são armazenados após a entrada do solicitante no prédio, consumindo, portanto, mais tempo até a realização da entrevista. Para obter mais detalhes, os interessados podem consultar as páginas da instituição na internet: http://www.embaixadaamericana.org.br/?action=materia&id=8773&itemmenu= e http://www.visto-eua.com.br/agendamento-web/index.jsp?locale=pt_BR

Vai viajar? Consulado explica como tirar um visto para os EUA
Quem precisa de visto para viajar aos Estados Unidos? Quanto tempo demora? Como eu faço para solicitar? Para responder essas e outras dúvidas enviadas pelos internautas, o UOL Notícias recebeu em seu estúdio o chefe do setor consular do Consulado Geral dos EUA em São Paulo, David Meron, e a vice-cônsul Delia Quick.

 

Confira abaixo a íntegra da entrevista.

 

Quer saber mais? Visite http://www.visto-eua.com.br. No endereço, você também encontra o formulário eletrônico para solicitação do visto.

* Com informações da Agência Brasil.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos