Partido de Evo Morales ganha eleições em seis dos nove estados da Bolívia

Luiz Antônio Alves
Da Agência Brasil
Em Brasília

O partido Movimento ao Socialismo, do presidente Evo Morales, ganhou em seis dos nove departamentos (estados) bolivianos nas eleições realizadas ontem (4) para escolher governadores e parlamentares regionais. O MAS venceu nos estados de La Paz, Oruro, Potosi, Cochabamba, Pando e Chuquisaca.

Por outro lado, de acordo com a Agência Boliviana de Informações, o partido perdeu em seis das dez principais prefeituras. A oposição ganhou as prefeituras de Potosí, Santa Cruz, Sucre, Tarija, Trinidad e La Paz. O partido do presidente Evo Morales conquistou as prefeituras de Cobija, Cochabamba, El Alto e Oruro.

O candidato governista Oscar Cocarico tornou-se o primeiro governador indígena de La paz, a segunda região mais povoada da Bolívia e sede do governo.

Mais de cinco milhões de eleitores bolivianos participaram ontem de uma eleição histórica. Pela primeira vez, a população elegeu governadores e parlamentares regionais, direito incluído na nova Constituição boliviana que entrou em vigor em fevereiro do ano passado.

Essa foi, também, a primeira eleição na Bolívia desde que Evo Morales foi reeleito para a Presidência, em dezembro de 2009, com aprovação de 64% dos eleitores. Os números oficiais das eleições de ontem devem ser divulgados dentro de 15 dias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos