Topo

Pesquisa aponta crescimento do Partido Trabalhista no Reino Unido

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

05/04/2010 18h20

Pesquisa de intenção de voto publicada nesta segunda-feira (5) no site do jornal britânico “The Guardian” aponta para o crescimento do Partido Trabalhista, do premiê Gordon Brown, o que deixa a campanha eleitoral ainda mais acirrada.

Pesquisa de intenção de votos no Reino Unido

Partidos Intenção de votos
Conservador 37%
Trabalhista 33%
Liberal Democrata 21%
Outros 9%

Segundo a pesquisa, os trabalhistas têm agora 33% da intenção de votos, 4 pontos percentuais a mais do que o levantamento feito há uma semana. Já o principal partido de oposição do Reino Unido, o Partido Conservador (Tory, como é conhecido), de David Cameron, oscilou de 38% na semana passada para 37% na pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

A subida do Partido Trabalhista, observada também em outras pesquisas, vem colocando em dúvida a capacidade dos conservadores colocarem fim aos 13 anos dos trabalhadores no poder.

A diferença de apenas 4 pontos percentuais deixa a disputa acirrada a cerca de um mês das eleições –isso caso Brown confirme o pleito para o dia 6 de maio, como é esperado (leia abaixo).

Como nenhuma das duas legendas deve conseguir a maioria absoluta, o fiel da balança será o partido Liberal Democrata, que aparece com 21% na última pesquisa. Quem ganhar as eleições precisará do apoio dos liberais para conseguir aprovar as leis.

Data das eleições
Os partidos britânicos trabalham com a possibilidade de que o primeiro-ministro, Gordon Brown, se reúna nesta terça-feira (6) com a rainha Elizabeth 2ª para pedir a dissolução do Parlamento e convocar eleições gerais, possivelmente para 6 de maio. Depois disso, a campanha tem início de forma oficial.

O governo não confirma a informação, mas a data do anúncio, especulada há meses, é largamente considerada -em segredo- nos círculos político e midiático britânico.

*Com informações do "The Guardian" e da EFE