Embaixador do Irã no Brasil diz que país está aberto a negociações sobre programa nuclear

Roberta Lopes
Da Agência Brasil
Em Brasília

O embaixador do Irã no Brasil, Mohen Shaterzadeh, disse hoje (15) que o país está aberto a negociações para que não sofra novas sanções dos Estados Unidos e da União Européia por conta de seu programa nuclear. Ele disse ainda que o Irã nunca se negou a discutir o tema. “Estamos dispostos a negociar. Nunca fechamos as portas para isso, e esse assunto está sempre na mesa. A porta foi fechada pelos ocidentais”, disse.

Hoje, o embaixador falou sobre o programa da Conferência pelo Desarmamento e Não Proliferação de Teerã que vai acontecer entre os dias 17 e 18 deste mês. A conferência tem como tema "arma nuclear para ninguém, energia nuclear para todos". Os Estados Unidos fazem pressão para o Conselho de Segurança das Nações Unidas punir o Irã.

Ele disse ainda que o Irã não tem intenção de produzir armas atômicas e quer somente ter urânio para energia elétrica. Para ele, os Estados Unidos e seus aliados pressionam os países mais pobres, mas há uma ordem mundial multipolar na qual países têm suas próprias posições.

“Acreditamos que essa ordem de imposição já passou e hoje há países emergentes que estão fora dessa dominação e esses países que estão fazendo pressão não querem deixar de dominar”, ressaltou. “O Irã e o Brasil têm posições próprias e resistem a essas pressões.”

Para Shaterzadeh, “o desarmamento é uma demanda global e os Estados Unidos e os Europeus tem que perceber que o tempo deles darem ordens já passou e imposições já foram superadas”. O embaixador disse que nenhum país tem o direito de guardar armas e “a humanidade não quer mais armas e os países ocidentais tem que participar disso.” Ele classificou de “justa, ousada e humana” a posição do Brasil em relação ao Irã.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos