"O dinheiro está acabando", relatam internautas do UOL retidos na Europa

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A enorme nuvem de cinzas do vulcão islandês, localizado na geleira Eyjafjallajokull, já prejudica o espaço aéreo europeu há cinco dias. Cerca de 70% dos voos previstos para esta segunda-feira (19) na Europa devem ser cancelados, de acordo com a agência europeia de aviação, a Eurocontrol. Apenas entre 8.000 e 9.000 dos 28 mil voos previstos para o dia devem ser liberados.

Está em alguma das regiões afetadas pela erupção?

Internautas do UOL Notícias que estão nos países afetados relataram os problemas enfrentados com os milhares de voos cancelados. Veja a seguir:

"Eu, meu marido e um amigo viemos para um congresso médico e estamos presos em Praga, na República Tcheca. Há dias o aeroporto está fechado. O dinheiro está acabando e somente hoje a Eurocontrol declarou que as companhias devem arcar com ajuda aos passageiros. O dinheiro está acabando e nenhuma ajuda concreta está sendo oferecida. Boa sorte para nós!!!"
Elodie Hyppolito - Praga (República Tcheca)

"Estou em Berlim. Meu retorno a São Paulo estava programado para hoje, dia 19, às 6h55, com escala em Paris. Cheguei ao aeroporto Tiegel e ele estava completamente vazio. Meu inglês não é lá essas coisas, mas tentei procurar uma atendente simpática. Tenho mais um dia de hospedagem, mas meu dinheiro, que estava programado para esses último 19 dias, acabou! Quando questionei sobre essas despesas extras (alimentação e hospedagem) a atendente disse que não eram de responsabilidade da empresa e que correriam às minhas custas. Aqui, tudo é muito caro. Sei que o problema não foi causado pela Air France, mas também não foi por mim! Não acho justo que apena umas das partes pague o pato. Tenho lido na internet comentários de que haveria um certo excesso de alguns aeroportos, no que diz respeito à nuvem e seus riscos. Estarímos sendo vítimas de um excesso?"
Paulo Moraes - Berlim (Alemanha)

Raio-x da Islândia:

  • Nome oficial: República da Islândia
    Capital: Reykjavík
    População: 306.694
    Tipo de governo: República Constitucional
    Clima: Temperado; moderado pela Corrente do Atlântico Norte, inverno suave, ventoso, úmido, verão fresco
    Relevo: Maioria de planaltos intercalados com picos de montanhas e campos gelados; litoral profundamente recortado por baías e fiordes
    Perigos naturais: Terremotos e atividade vulcânica
    Fonte: CIA Factbook

"Eu e meu amigo somos empresários e viemos para a China por Amsterdam e Hong Kong. Estamos na China, e temos poucas notícias sobre o acontecido. Não podemos ir para Hong Kong, pois nosso visto se expira, caso saiamos da China. No site da KLM, nossa empresa aérea, não há informações de como proceder. Só sabemos que não podemos ir para o aeroporto. Temos medo de ir para Hong Kong, pois não há hotéis suficientes. Temos inúmeros compromissos no Brasil, e não temos como retornar. Acreditamos que as empresas deveriam colocar rotas alternativas aos latinos, usando rotas por aeroportos na África do Sul. Não precisávamos ir para a Europa, só iríamos por causa de uma conexão"
Marcos Ribas - China

"Estou de férias em Barcelona e meu voo está marcado para o dia 20 às 6h com escala em Amsterdam. Não consigo falar com a agência KLM, responsável pelo voo. Ainda não sei o que fazer"
Paula - Amsterdam (Holanda)

"Depois de férias em Paris e Londres, tive o voo cancelado no sábado (17). Espero que os voos sejam retomados hoje (19) e que eu consiga embarcar até o dia 21. Mas fui ao aeroporto Heathrow para remarcar a passagem e só consegui para 3 de maio. E ainda tive que escutar piada da funcionária da TAM, apesar de ter ficado sério o tempo todo! O telefone da companhia simplesmente não funciona e tive que ir ao aeroporto, que está um deserto! Achei que a companhia simplesmente não existia no Reino Unido!"
Vicente Alvarenga - Londres (Reino Unido)

"Estou estudando na Espanha com mais quatro amigas e na semana passada tivemos uma semana de folga e saímos para viajar pela Europa. Eu e mais uma amiga voltamos na segunda-feira (12), mas as outras decidiram prolongar a viagem. Com o caos por causa do vulcão, nenhuma delas conseguiu voltar até agora. Uma está na Letônia e a outra, na Bélgica. Conseguimos nos falar por skype, msn e Facebook e a notícia é a mesma: não há previsão para voltar. Não se for pelo céu. A situação por aqui está totalmente caótica. É preocupante e assustador"
Roberta Novaes Marcondes - Espanha

"Estou em Dublin, na Irlanda, trabalhando e estudando. Tenho três amigos que deveriam chegar no domingo à noite aqui, mas não conseguiram. As cinzas do vulcão não afetam apenas aqueles que têm viagens marcadas. Sou bartender no National Concert Hall de Dubliln e eu estou sem trabalho, porque quatro concertos foram cancelados por conta do caos aéreo. 
Karen Alves - Dublin (Irlanda)

“Eu e minha noiva Olga estamos em Moscou (Rússia) desde quinta à noite, quando nosso voo para Kaliningrado (Rússia), onde moramos, foi cancelado. Fomos transferidos para um hotel às 4h e durante o dia voltamos ao aeroporto Sheremetvo. Ficamos lá por três horas e fomos novamente transferidos para um outro hotel, pois as autoridades não têm nenhuma previsão da abertura do aeroporto de Kaliningrado, que fica da região do mar Báltico e tem como vizinhos a Polônia, Alemanha e Lituânia. A minha sorte é que minha noiva é russa, porque a comunicação em outro idioma num momento de estresse por aqui é muito complicada! Vai a dica para quem está viajando para a Europa: remarcar as passagens!”
Marcelo e Olga - Moscou (Rússia)

“Bati com a cara na porta no aeroporto. Voo cancelado e informações desencontradas. Deixamos nossos telefones de contato na Air France e estamos aqui (em casa) aflitos na expectativa de algum contato ou previsão de embarque.”
Rodrigo - São Paulo (Brasil )

“Realmente, vários voos cancelados, um caos!”
Maria Hagar - Hamburgo (Alemanha)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos