TV islandesa transmite alarme falso de nova erupção no país

Do UOL Notícias

Em São Paulo*

O canal de televisão público da Islândia transmitiu nesta segunda-feira (19) imagens de uma coluna de fumaça e anunciou por engano que um segundo vulcão teria entrado em erupção na ilha, desencadeando uma onda de informações falsas na imprensa mundial.

  • RUV/Reprodução

    Imagem transmitida pela televisão islandesa desencadeia alarme falso na imprensa mundial

O alarme falso chegou após cinco dias de atividade vulcânica na geleira de Eyjafjallajoekull, cujas cinzas prejudicam a operação de aeronaves em grande parte do continente europeu.

Em transmissão ao vivo, a RUV mostrou imagens de uma nuvem de fumaça que atribuiu ao vulcão Hekla, historicamente o mais ativo da Islândia. Mais tarde, foi confirmado que a câmera estava mostrando o Eyjafjallajoekull, cuja atividade já era conhecida.

A Agência Meteorológica da Islândia e a Agência para a Segurança do Tráfego Aéreo da Europa também desmentiram a suposta erupção do Hekla.

Hekla – que já recebeu o apelido de “entrada do inferno” – entrou em erupção pela última vez em fevereiro de 2000, e geralmente apresenta alguma atividade a cada dez anos.

No último mês de janeiro, o geofísico Freysteinn Sigmundsson, da Universidade da Islândia, informou à imprensa local que a pressão apresentada no vulcão Hekla tinha atingido níveis semelhantes àqueles que antecederam a erupção anterior e, por isso, ele poderia despertar a qualquer momento.

Outro vulcão que está sendo monitorado é o Katla, maior do que o Eyjafjallajoekull e com capacidade para produzir mais fumaça e cinza do que a erupção atual.

“A atividade de um vulcão às vezes dispara o próximo, e Katla já esteve em atividade com o Eyjafjallajokull no passado”, afirmou Pall Einarsson, professor de geofísica na Universidade da Islândia.

Até o momento, o Katla não demonstrou sinais de atividade, mas explode geralmente uma vez por século. A última ocasião em que entrou em erupção foi em 1918, causando enchentes de grandes proporções, e ficou em atividade pelo período de um ano.

Veja a situação dos aeroportos nesta segunda-feira

  • RUV/Reprodução

*Com informações de AP, MSNBC, ABC.es, El Mundo e Icenews.is

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos