Suspeito de atentado em NY é formalmente acusado por cinco crimes

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

Promotores norte-americanos acusaram formalmente nesta terça-feira o homem suspeito de tentar explodir um carro bomba na Times Square, em Nova York, no último sábado, segundo informações oficiais.

Faisal Shahzad, de 30 anos, paquistanês naturalizado norte-americano, será acusado de cinco crimes: tentativa de uso de arma de destruição em massa, tentativa de matar e ferir pessoas nos Estados Unidos, portar e utilizar artefatos explosivos e tentativa de dano a casas, carros e outras propriedades.

Em depoimento ao FBI, o suspeito confirmou que comprou um carro, instalou os explosivos e deixou o veículo estacionado em uma das mais movimentadas regiões nova-iorquinas. A explosão foi evitada porque testemunhas alertaram a polícia sobre um carro suspeito e o esquadrão antibombas conseguiu desativar o artefato sem que ninguém fosse ferido

De acordo com fontes ligadas à investigação, Shahzad disse ao FBI ter recebido treino para uso de explosivos em um campo de terroristas no Waziristão, região paquistanesa onde o grupo Taleban opera com relativa liberdade.

Região onde o suspeito de terrorismo teria recebido treinamento em bombas

  • Google Earth/UOL Arte

Shahzad retornou do Paquistão em fevereiro e disse às autoridades que controlam as entradas nos Estados Unidos ter passado cinco meses visitando sua família, segundo o processo aberto em Nova York.

De acordo com a rede norte-americana CNN, os policiais chegaram a Shahzad depois de interrogar o antigo proprietário do Nissan Pathfinder usado no atentado frustado. Ele contou ter anunciado o carro na internet, e depois entregue o veículo sem documentação formal a um homem que pagou em dinheiro vivo. A partir das ligações telefônicas feitas entre o comprador e o antigo proprietário os investigadores chegaram a Shahzad, que foi detido na noite de segunda-feira enquanto tentava embarcar para Dubai, nos Emirados Árabes.

Câmera de segurança flagra suspeito

Hoje pela manhã, agentes do FBI revistaram a casa de Shahzad e encontraram uma pistola 9 mm com e munições.

Segundo uma fonte oficial, 15 sacos de "adubo verde" foram encontrados no lixo do lado de fora da casa de Shahzad.

A polícia de Nova York não confirma nem nega ser Faisal Shahzad o homem filmado por câmeras de segurança deixando o local onde o carro-bomba foi abandonado em Times Square.

Eventuais ligações do suspeito com grupos extremistas ainda estão sendo investigadas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos