Terremoto de magnitude 6,5 na escala Richter atinge Peru e Chile; Ilha de Sumatra também é atingida por abalos

Do UOL Notícias*

De São Paulo

Um terremoto de magnitude 6,5 na escala Richter atingiu o norte do Chile e o sul do Peru no final da noite desta quarta-feira (05). Segundo o Instituto de Sismologia da Universidad de Chile, o tremor foi sentido às 22h43 locais (23h43 em Brasília), e seu epicentro foi a 40,8 km de profundidade no Oceano Pacífico, a 48 km a oeste de Arica, cidade chilena que faz divisa com a peruana Tacna.

O Escritório Nacional de Emergência do Chile (Onemi) informou que há interrupção parcial dos serviços de telefonia em Arica, que fica a 2.050 km ao norte de Santiago. Apesar da intensidade, até o momento não foram confirmados danos materiais ou vítimas em nenhum dos dois países.
O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada garantiu que o abalo não causa risco de Tsunami no litoral do país.

A "Rádio Programas del Perú" destaca que foram registradas quedas de alguns postes de energia elétrica em Tacna, mas sem maiores danos para a cidade.

Este foi o terremoto de maior intensidade registrado neste ano no Peru, país que se encontra situado geograficamente na denominada zona do Cinto de Fogo do Oceano Pacífico, onde acontece 85% da atividade sísmica mundial.

Mais cedo, a ilha de Sumatra, na Indonésia, também foi vítima de um novo abalo de magnitude 6,3 na escala Richter. Segundo o serviço geológico dos Estados Unidos, que monitora a atividade sísmica no mundo todo, o tremor aconteceu às 23h29 (13h29, Brasília) e a 18 quilômetros de profundidade.

O epicentro do terremoto foi 138 quilômetros a oeste de Bengkulu, em Sumatra, e a 669 quilômetros de Jacarta.

A Indonésia está sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é abalada por cerca de sete mil tremores ao ano, em sua maioria de magnitude baixa. Segundo autoridades locais, o tremor desta quarta-feira também não causou vítimas nem alertas de tsunami.

*Com informações das agências internacionais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos