Ministro brasileiro assume presidência do setor de segurança e justiça do Mercosul

Da Agência Brasil
Em Brasília

O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, assume hoje (7) a presidência rotativa do setor de Segurança e Justiça do Mercosul. Luiz Paulo Barreto será empossado durante reunião de autoridades da área judiciária de países da América do Sul que ocorre em Buenos Aires, na Argentina.

Atualmente, o cargo é ocupado pelo ministro de Justiça, Segurança e Direitos Humanos da Argentina, Julio Alak. Participam da reunião representantes do Paraguai, Uruguai, da Bolívia, do Chile, da Colômbia, do Equador, Peru e da Venezuela, além do Brasil e da Argentina.

Durante seu mandato, que vai até 31 de dezembro de 2010, Barreto pretende impor maior cooperação entre os órgãos de justiça e segurança do Mercosul e das demais nações da América do Sul, promover a troca de experiências nos dois setores e implementar modelos mais ágeis e eficazes de cooperação entre os países nas áreas de justiça e segurança.

O encontro em Buenos Aires discutirá temas como o aprofundamento de estratégias comuns de combate ao crime organizado transnacional, a unificação da legislação penal e procedimentos judiciais no Mercosul e estados associados. Também será discutida a adequação à Conferência de Haia sobre direitos humanos, para que sejam estabelecidas normas de cooperação judicial, penal, administrativa e policial entre as nações da América do Sul.

Haverá ainda foros específicos sobre terrorismo, segurança de cidadãos, informática, comunicações e tráfico de material nuclear e radioativo. Paralelamente ao encontro dos ministros, será realizada a 5ª Reunião de Chefes das Forças de Segurança e Policiais do Mercosul, onde serão discutidas eventuais cooperações entre os membros do bloco e seus associados em função de catástrofes, como o terremoto que atingiu o Chile há três meses.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos