Gordon Brown apresenta sua renúncia à rainha

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Atualizada às 16h20

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, apresentou nesta terça-feira (11) sua demissão do cargo à Rainha Elizabeth 2ª, abrindo caminho para um governo conservador após mais de uma década trabalhista.

Gordon Brown deixa o cargo no Reino Unido; veja discurso (em inglês)

A decisão foi tomada depois do fracasso das negociações entre o partido de Brown, trabalhista, e os liberais-democratas, na tentativa de formar um novo governo de coalizão.

Em declarações à imprensa, Brown informou que seu dever constitucional era possibilitar a formação de um novo governo e para isso convidaria o líder da oposição, David Cameron, a tentar compor uma coalizão.

Com a voz tremida, Gordon Brown se despediu com um agradecimento especial a sua esposa Sarah e a seus colaboradores mais próximos.

"Apenas os que ocuparam o cargo de primeiro-ministro podem entender completamente o peso de suas responsabilidades", afirmou Brown. "Acima de tudo, foi um privilégio servir. E sim, eu amei o trabalho", acrescentou. 

Eleições inconclusivas

As eleições parlamentares britânicas, realizadas no último dia 6, renovaram 649 cadeiras da câmara baixa. O Partido Conservador, liderado por Cameron, conquistou 306 cadeiras; o Partido Trabalhista, 258; e o Liberal Democrata, de Nick Clegg, ficou com 57 assentos.

Como nenhuma das forças conseguiu os 326 representantes necessários para uma maioria independente, se prevê um futuro governo de coalizão no Reino Unido. Para isso, tanto conservadores quanto trabalhistas flertaram com os liberais para formação de um governo conjunto.

 

Mapa eleitoral britânico após as eleições

  • UOL Arte

 

Ontem, em um movimento para tentar relançar as chances de um governo trabalhista-liberal, Brown já havia anunciado que renunciaria à liderança do Partido Trabalhista, mas a iniciativa não impediu o fracasso das negociações.

Com a renúncia, aumentam as possibilidades de um governo liderado pelo conservador Cameron, em uma provável aliança com os liberais-democratas.

Biografia

Nascido na Escócia em 1951, Brown é o segundo de três filhos. O líder já descreveu sua família como "inspiração" para ele exercesse a política.

Ele perdeu a visão de um olho em um acidente de rugby quando era um adolescente. Aos 15 anos de idade, se tornou um dos mais jovens alunos admitidos na Universidade de Edinburgh.

Brown, 59, se tornou premiê em junho de 2007, quando seu companheiro de partido Tony Blair deixou o cargo após uma década no poder e três vitórias eleitorais consecutivas.

*Com informações de agências internacionais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos