Brasil e Irã assinam acordos comerciais e de cooperação na área de energia

Da Agência Brasil

Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (16) em Teerã, capital do Irã, que o mercado brasileiro está aberto aos produtos e serviços iranianos como uma forma de estreitar a cooperação comercial entre os dois países. De acordo com a agência oficial de notícias do Irã – Irna - Lula participou do encerramento do 14º Encontro Empresarial Brasil-Irã, juntamente com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.

Segundo Ahmadinejad, o Irã está determinado a consolidar uma relação de longo termo com o Brasil. O presidente iraniano disse que o país dele decidiu, num primeiro estágio ampliar os negócios entre os dois países em US$ 10 bilhões. “Estamos continuando uma relação que já vem de muitos anos. O Brasil e o Irã são países que se destacam na América Latina e no Oriente Médio e devem alcançar um nível desejável de interação e cooperação mútuas”, declarou o governante.

Segundo Ahmadinejad, Irã e Brasil se opõem às agressões e tiranias e advogam “a paz, a tranquilidade, o desenvolvimento e a Justiça para todas as nações ao redor do globo”.

Até agora, cinco documentos de cooperação entre Brasil e Irã foram assinados em Teerã. O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmerman, e o ministro da Energia do Irã, Ali Akbar Mehrabian, assinaram acordo de cooperação nas áreas de mineração e geologia, abrindo a possibilidade de participação da iniciativa privada. O ministro iraniano também assinou acordo com a Petrobras. Outros três documentos serão assinados até o fim do dia. A agência Irna não divulgou mais detalhes sobre os acordos firmados até agora.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos