Turquia faz reunião com Irã antes da entrega do documento à agência internacional

Renata Giraldi
Da Agência Brasil
Em Brasília

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Ahmet Davutoglu, reuniu-se ontem (23), em audiências distintas, com o ministro iraniano dessa área, Manouchehr Mottaki, e o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), Yukiya Amano. As conversas ocorreram um dia antes de o governo do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, enviar uma carta à Aiea detalhando o acordo sobre a troca de urânio.

As informações são da agência de notícias oficial chinesa, a Xinhuan. De acordo com a agência, as conversas ocorreram na Somália (África). O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Burak Ozugergin, disse que o governo turco avaliou que o texto da carta tem um tom adequado e positivo.

Pelo acordo, fechado na última segunda-feira (17), o Irã deve enviar 1,2 mil quilos de urânio levemente enriquecido a 3,5% para a Turquia. Sob supervisão da Aiea, dos turcos e iranianos, o material será enriquecido. Os iranianos receberão em troca 120 quilos do produto enriquecido a 20%.

Porém, o acordo deve ser submetido à agência e aos integrantes do chamado Grupo de Viena – Estados Unidos, Rússia, França e a própria agência atômica. Mas os Estados Unidos já reagiram. Na última semana, o governo do presidente norte-americano, Barack Obama, apresentou, durante sessão do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, um esboço de resolução propondo sanções ao Irã.

Para os norte-americanos, a comunidade internacional deve manter a preocupação em relação ao Irã porque há suspeitas de que o país produza, secretamente, armas atômicas. O governo do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, nega as acusações.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos