Maioria dos britânicos aprova líderes do novo governo, diz pesquisa

Do UOL Notícias
Em São Paulo

  • Lefteris Pitarakis/AP

    Primeiro-ministro David Cameron (esq.) e vice, Nick Clegg, se preparam para coletiva em Londres

    Primeiro-ministro David Cameron (esq.) e vice, Nick Clegg, se preparam para coletiva em Londres

A maioria dos britânicos diz aprovar a atuação do premiê britânico, David Cameron, e de seu vice, o liberal Nick Clegg, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (25), duas semanas depois da formação do novo governo.

O levantamento da consultora Angus Reid informa que 54% dos britânicos disseram aprovar a performance de Cameron como premiê, contra 25% que desaprovam.

O nível mais alto de popularidade foi registrado na região sul da Inglaterra (61%), tradicional reduto eleitoral de Cameron. O pior resultado foi na Escócia, com 38% de desaprovação.

Para Nick Clegg, 52% responderam que aprovam sua atuação, contra uma resposta negativa de 26%.

A pesquisa foi feita entre 21 e 24 de maio pela Angus Reid Public Opinion, que consultou 1.984 britânicos adultos. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para baixo ou para cima.

A coalizão ente conservadores e liberais assumiu o governo no último dia 11, após a renúncia de Gordon Brown, que encerrou um período de 13 anos sob governo trabalhista.

O último governo de coalizão no Reino Unido veio há 70 anos e não durou até o fim do mandato de cinco anos. No entanto, o conservador Cameron e Clegg disseram que confiam em metas de longo prazo para os partidos, apesar das discordâncias entre eles em questões chave para o eleitorado, como imigração, relacionamento com a União Europeia e formas de atacar a pior crise econômica da história recente do país.

Uma das primeiras medidas do novo gabinete, dois dias após assumir, foi cortar 5% do salário de todos os ministros, uma iniciativa popular que buscava dar o exemplo na tarefa de cortar gastos públicos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos