Lula volta a defender cultura da paz e diálogo entre países

Paula Laboissière
Da Agência Brasil
Em Brasília

Ao comentar a conclusão do 3º Fórum Mundial da Aliança de Civilizações na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (31) que o encontro funcionou como uma espécie de resposta aos países que pretendem dividir o mundo. Lula voltou a defender a cultura da paz e o diálogo entre países.

“O Brasil aposta no entendimento e somente o diálogo vai fazer com que a gente cale o barulho das armas. Eu digo todo santo dia que existem milhões de razões para que a gente construa a paz e não existe uma única razão que justifique a guerra”, disse, em seu programa semanal Café com o Presidente.

Durante a abertura do encontro, no Rio de Janeiro, Lula já havia pedido que a comunidade internacional dialogasse com o Irã sobre a questão nuclear. Segundo ele, é preciso buscar “uma solução negociada” para um possível conflito que ameaça o mundo.

O 3º Fórum Mundial da Aliança de Civilizações reuniu chefes de governo da América Latina, Europa e África, além de chanceleres de todo o mundo, para pedir mais diálogo e convivência pacífica entre as diversas culturas e civilizações.

Seleção

Ao comentar as críticas sobre a escalação de jogadores para a Copa do Mundo da África do Sul, o presidente Lula afirmou hoje (31) que brasileiro tem mania de querer ser técnico e pediu que a seleção dê o melhor durante o campeonato.

“Tenho notado uns comentários. Muita gente fica julgando a seleção. É importante lembrar que não foram poucas as vezes em que o Brasil tinha uma seleção considerada perfeita e não ganhou”, disse durante o programa matinal.

Segundo Lula, o técnico Dunga convocou o que o país tem de melhor no momento. “Um time, eu diria, coeso. Não é um time de grandes individualidades, mas é um time de trabalho em conjunto”, destacou. O presidente afirmou estar esperançoso sobre a conquista do título e disse que vai dedicar tempo para assistir a todas as partidas da seleção brasileira.

O primeiro jogo do Brasil na África do Sul está marcado para o dia 15 de junho às 15h30 (horário de Brasília) contra a Coreia da Norte. Em seguida, a seleção enfrenta a Costa do Marfim, no dia 20, e Portugal, no dia 25.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos