"The Elders", grupo de FHC e Kofi Annan, condena ataque israelense

Do UOL Notícias
Em São Paulo

“The Elders”, grupo de personalidades internacionais que inclui o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, afirmou nesta segunda-feira (31) que o ataque israelense à frota humanitária de ajuda a Gaza é “completamente indesculpável”.

“Este trágico incidente deve chamar a atenção do mundo para o terrível sofrimento do 1,5 milhão de pessoas de Gaza, metade das quais abaixo dos 18 anos de idade”, afirma a nota divulgada pelo grupo.

Os “Elders” são figuras mundiais proeminentes reunidas por Nelson Mandela em 2007 com o objetivo de defender os direitos humanos. Entre os dez membros do grupo estão o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, o ex-presidente norte-americano Jimmy Carter, e o prêmio Nobel da Paz Desmond Tutu.

O grupo também pediu uma investigação completa sobre o caso e pediu ao Conselho de Segurança da ONU que aja para acabar com o cerco imposto por Israel contra Gaza.

O comunicado foi emitido desde a África do Sul, durante o primeiro encontro de todos os dez “elders” com o fundador do grupo desde que a iniciativa foi lançada, em 2007.

O ataque

Uma frota internacional de ajuda humanitária com seis barcos e 750 ativistas foi interceptada por militares israelenses nesta segunda-feira (31) enquanto tentava chegar a Gaza com 10 toneladas de suprimentos. Os soldados relatam que foram obrigados a reagir à violência dos ativistas, lançando mão de armas letais. Segundo informações oficiais, pelo menos 9 ativistas morreram.

O grupos que organizam a iniciativa alegam que Israel comete um crime internacional ao restringir o acesso de pessoas e mercadorias à região, controlada pelo Hamas desde 2007. Israel afirma que o Hamas é uma organização terrorista e o bloqueio de Gaza visa garantir a segurança dos israelenses.

  • UOL Arte, com informações de witnessgaza.com

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos