Israel mantém ativistas presos, confirma ONG

Thiago Chaves-Scarelli
Do UOL Notícias
Em São Paulo

Todos os passageiros da frota humanitária que foi ataca enquanto tentava chegar a Gaza estão agora detidos sob poder do Estado israelense e nesta terça-feira (1º) poderão ter acesso a representantes legais, afirmou ao UOL Notícias um dos líderes do movimento que organizou a viagem.

  • Divulgação

    Arafat Shoukri, diretor na Europa da Campanha pelo Fim do Bloqueio a Gaza, denuncia falta de informação sobre o estado dos ativistas atacados pelo exército

“Havia nos seis barcos aproximadamente 750 pessoas de cerca de 40 nacionalidades diferentes”, contou por telefone Arafat Shoukri, diretor na Europa da Campanha pelo Fim do Bloqueio a Gaza. “No momento, estão todos detidos.”

O ativista não soube informar o status da brasileira Iara Lee, uma cineasta que participava do comboio atacado por militares israelenses.

“Provavelmente amanhã [terça-feira] eles poderão ter acesso aos advogados”, informou Shoukri, detalhando que a própria organização está sem contato com as pessoas que participavam da iniciativa.

“Tudo o que sabemos são as informações passadas pelo Exército israelense, estamos dependentes do Exército israelense”, explicou o ativista britânico-palestino.

“Nossa principal preocupação agora é com os mortos e feridos”, acrescentou Shoukri, PhD pela Universidade de Londres em legislação internacional de refugiados.

A Campanha pelo Fim do Bloqueio a Gaza participa do conjunto de ONGs que desde agosto de 2008 encaminham barcos humanitários até a região da Faixa de Gaza, denunciando o cerco mantido por Israel desde que o Hamas assumiu o controle político do território, em 2007.

Os navios que foram interceptados hoje levavam cerca de 10 toneladas de suprimentos para a região de Gaza, violando as indicações de Israel.

Os militares que invadiram os barcos relatam que os ativistas reagiram com violência, o que levou ao uso de armas letais. Pelo menos 9 pessoas morreram, segundo informações oficiais de Israel.

  • UOL Arte, com informações de witnessgaza.com

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos