Ameaça de ciclone deve interromper operação de limpeza da BP por cinco dias

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

A Guarda Costeira norte-americana afirmou nesta sexta-feira (25) que a tempestade tropical localizada ao sul de Cuba ameaça romper o sifão usado nos esforços da BP (antiga British Petroleum) para conter o vazamento no golfo do México. Segundo o almirante Thad Allen, designado pelo governo americano para acompanhar o processo de limpeza, a coleta deve ser suspensa por cinco dias antes da chegada dos ventos na região.

Ciclone ameaça contenção de óleo

  • De acordo com Centro Nacional de Furacões dos EUA, as chances de a tempestade se tornar um ciclone tropical nas próximas 48h passa de 50%

Allen disse que durante essa pausa de cinco dias os navios devem desligar o sistema de captura do óleo e com isso, o petróleo deve jorrar sem controle no mar do golfo do México. "Nosso limite para começar a tomar medidas é de 120 horas antes da previsão de chegada dos ventos fortes", disse Allen.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA, a tempestade no mar do Caribe tem mais de 50% de chances de se tornar um ciclone tropical nas próximas 48h.

O instituto privado de meteorologia WSI disse que a atual temporada de furacões no Atlântico, que vai de 10 de junho a 30 de novembro, será ainda mais ativa do que se temia em maio, e acrescentou mais duas tempestades e um furacão à sua estimativa anterior.

Um avião de reconhecimento da Força Área deve determinar hoje se a tempestade deve se transformar mesmo em um ciclone.

Hoje a BP anunciou que os gastos relacionados com o vazamento no golfo do México atingiram US$ 2,35 bilhões.

Este montante inclui o conjunto dos gastos realizados para conter e limpar o petróleo derramado, a perfuração de poços de emergência, as ajudas pagas aos Estados atingidos, pelos danos feitos e as quantias entregues às autoridades federais.

O grupo britânico reiterou que é muito cedo para calcular o custo final da catástrofe.

*Com agências internacionais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos