Uribe pede ajuda dos países ricos para combater as Farc

Renata Giraldi
Enviada especial da Agência Brasil
Em Toronto (Canadá)

A menos de dois meses de concluir o mandato, o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, apelou ao países do G8 (os mais industrializados do mundo) para que colaborem com o combate às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Uribe fez o pedido durante as reuniões do G8, em Huntsville, Canadá, distante 215 quilômetros de Toronto. As informações foram confirmadas pelo governo colombiano.

“Eu disse ao Canadá, à União Europeia e aos Estados Unidos que é muito importante para a Colômbia manter a declaração conjunta de apoio ao combate desses grupos terroristas. Estes grupos são declarados [terroristas] no Canadá, nos Estados Unidos e na União Europeia”, disse ele.

Uribe reiterou a necessidade de cooperação internacional para combater o terrorismo em todos os países. O presidente lembrou que a Colômbia trabalha nessa luta com outras nações. "Insistimos na necessidade de assistência internacional, de cooperação entre todos. Nós não ganhamos nada para reduzir o terrorismo em um país e aumentar em outro”, afirmou.

O presidente colombiano disse ainda que as forças de segurança se empenham no combate ao narcoterrorismo com o objetivo de dar mais garantias de segurança aos cidadãos.

"A confiança permite que a comunidade participe mais. Encorajamos todos os dias, em nome da solidariedade, o esforço das forças de segurança colombianas nessa luta contra o terrorismo e a insegurança”, disse.

Uribe deixa o governo no dia 7 de agosto. No lugar dele assumirá a Presidência da Colômbia Juan Manuel Santos, que foi ministro da Defesa do atual governo e é aliado político de Uribe. Santos venceu as eleições, concluídas em maio, com ampla margem de votos sobre o candidato oposicionista Antanas Mockus, do Partido Verde.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos