Para Obama, contenção do óleo é sinal de progresso, mesmo que não seja solução definitiva

Do UOL Notícias
Em São Paulo

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um discurso na manhã desta sexta-feira (16) para falar sobre a primeira vez que o vazamento de óleo no golfo do México foi paralisado por completo desde a explosão da plataforma Deepwater Horizon, operada pela BP, em 20 de abril. Para ele, a contenção do petróleo é uma boa notícia, mesmo que não seja uma solução definitiva.

“Mesmo que o fechamento total não seja possível, mesmo que a cápsula não funcione para barrar totalmente o vazamento, serão milhões de litros de óleo que não estão sendo derramados no golfo do México”, afirmou. “É nossa responsabilidade procurar uma solução que não seja de curto prazo, mas a nova cápsula é uma boa notícia. Ainda há muito o que fazer, mas sem dúvida fizemos um progresso”.

Segundo Obama, só será possível ter certeza da eficiência do novo procedimento depois que todos os testes forem feitos. “Não podemos nos adiantar. O trabalho não terminou. O óleo está sendo retiro, mas os cientistas continuam fazendo testes para evitar outro desastre”, completou.

Além disso, o presidente ressaltou que o trabalho de limpeza ainda é enorme e que o governo está calculando o tamanho do dano provocado pelo vazamento para determinar o valor da multa que será paga pela BP.

“A BP vai pagar pelo dano que causou, não só pelo desastre ambiental, mas também pela compensação”, disse.

Porta-vozes da BP se disseram "animados" com o progresso das tentativas de conter o derramamento de óleo, mas ressaltaram que ainda é "cedo para comemorar". Os testes podem durar até 48 horas.

O vazamento matou 11 trabalhadores da empresa e se transformou no maior desastre ambiental da história dos EUA. O governo americano calcula que o vazamento despeje entre 5,7 milhões a 9,5 milhões de litros de petróleo diariamente nas águas do golfo do México.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos