Funcionária negra dos EUA pede demissão após fazer "corpo mole" contra branco

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

Uma funcionária negra do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, na sigla em inglês) da Georgia renunciou ao cargo após admitir que não ajudou um homem branco a salvar sua fazenda com "todas as forças" de seu poder e mandar ele "se virar por conta própria".

O secretário de Agricultura dos EUA, Tom Vilsack, disse que aceitou a renúncia de Shirley Sherrod alegando que há "tolerância zero contra a discriminação na USDA".

Em um vídeo, Sherrod, que era diretora de desenvolvimento rural da USDA na Georgia, é vista falando sobre "a primeira vez que me deparei em ter de ajudar um fazendeiro branco a salvar sua fazenda". Sherrod diz que o fazendeiro tentou mostrar que ele era superior a ela. "Ele teve que vir a mim procurar ajuda. O que ele não sabia, enquanto tentava a todo momento mostrar que era superior a mim, era que eu estava tentando decidir apenas quanto de ajuda eu daria a ele", diz no vídeo, gravado durante um jantar do Fundo para a Liberdade da NAACP, em março.

"Eu estava me debatendo com o fato de que tantos negros perderam suas terras e aqui eu estava com a possibilidade de ajudar uma pessoa branca a salvar sua terra. Então eu não lhe concedi toda a força que eu poderia dar. Eu fiz o suficiente", ela acrescentou.

A NAACP (National Association for the Advancement of Colored People ou "Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor", em tradução livre), principal organização de defesa dos direitos civis dos negros americanos, divulgou uma nota na segunda-feira (19) em que condena a atitude de Sherrod. "Racismo é sobre o abuso de poder. Sherrod tinha [poder] em sua posição no USDA. De acordo com seus comentários, ela maltratou o fazendeiro em sua necessidade de ajuda por causa de sua raça", diz a NAACP.

Veja o vídeo com a declaração polêmica da funcionária do governo dos EUA

* Com as agências internacionais e a MSNBC

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos