Navio de guerra espanhol salva cargueiro norueguês de ataque pirata

EFE

Bruxelas

A fragata de guerra espanhola Victoria interveio nesta terça-feira (3) na libertação do cargueiro de bandeira norueguesa Bow Saga, atacado por um grupo de piratas somalis no Golfo de Áden, no litoral do Chifre da África.

As forças navais da União Europeia (UE) e sua missão antipirataria Atalanta receberam a chamada de socorro do cargueiro químico norueguês e pediram a intervenção da embarcação de guerra mais próxima, a espanhola Victoria, que enviou imediatamente um de seus helicópteros.

O navio atravessava o corredor do Golfo de Áden quando uma barcaça com sete piratas disparou. O comandante, então, iniciou manobras evasivas e enviou vários sinais de socorro por rádio.

O Victoria, primeiro desde um helicóptero, e mais tarde desde a própria embarcação, conseguiu afastar os piratas com vários disparos dissuasórios.

As forças navais da União Europeia na Somália, através da operação Atalanta, escoltam os navios pelo golfo de Áden, onde atuam as piratas somalis, para proteger o transporte de ajuda humanitária e a atividade pesqueira na zona.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos