Justiça derruba proibição de casamento gay na Califórnia

Do UOL Notícias
Em São Paulo

  • Eric Risberg/AP

    Ativistas comemoram a decisão em frente à Corte Federal em São Francisco, na Califórnia

    Ativistas comemoram a decisão em frente à Corte Federal em São Francisco, na Califórnia

Em uma grande vitória para os defensores dos direitos dos homossexuais, um juiz federal derrubou nesta quarta-feira (4) a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

A Corte Federal da cidade de São Francisco considerou que a proibição do casamento homossexual no Estado, aprovada por referendo em 2008, é "inconstitucional”.

A decisão do juiz distrital Vaughn Walker veio em resposta a uma ação movida por dois casais do mesmo sexo da cidade de São Francisco visando invalidar a lei que consideravam uma violação ilegal do direitos civis dos homossexuais.

A proibição baniu o casamento gay na Califórnia cinco meses depois de a Suprema Corte legalizar o ato com maioria dos votos, em novembro de 2008.

Defensores da proibição afirmavam que a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo era necessária para guardar o valor tradicional de “família e casamento”.

O governador do Estado, Arnold Schwarzenegger, manifestou seu apoio à decisão. "Esta decisão afirma a completa proteção legal e as garantias que eu acredito que todos merecem", disse através de um comunicado oficial.

Na declaração o governador diz que o juiz "ouviu em profundidade todos os argumentos de ambos os lados sobre as questões fundamentais do devido processo legal, da igual proteção e da liberdade da discriminação".

Ao mesmo tempo, afirma Schwazenegger, a decisão "fornece uma oportunidade para todos os californianos para considerar a nossa história de liderar o caminho para o futuro, e nossa crescente reputação de tratar todas as pessoas e suas relações com igual respeito e dignidade."

*Com agências internacionais
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos