Obama comemora 49 anos e faz parte de jovem geração de líderes mundiais

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

O presidente norte-americano, Barack Obama, comemora nesta quarta-feira (4) seu 49º aniversário em Chicago, longe de sua Michelle e sua filha mais nova, Sasha, de 9 anos, que estão na Espanha, e de sua filha mais velha, Malia, de 12 anos, que está em um acampamento de verão.

Com menos de 50 anos, Obama faz parte de uma jovem geração de líderes mundiais e é o o 44º presidente eleito dos Estados Unidos. Conheça a trajetória do primeiro negro a ocupar o mais alto cargo norte-americano.

1961 – Filho de uma norte-americana do Kansas com um queniano, Barack Hussein Obama Júnior nasceu em Honolulu, no Estado do Havaí. Foi criado no arquipélago pela mãe e morou na Indonésia.

1983 – Após voltar a morar nos EUA com os avós maternos, Obama entra para a Universidade de Columbia, em Nova York, e entra para a Organização de Estudantes Negros. Nessa época, Obama participa ativamente de atividades contra o apartheid na África do Sul.

1985 – Depois de sair de Nova York, Obama se muda para Chicago, em Illinois. Lá começa a trabalhar em um projeto de desenvolvimento para comunidades ligado à igrejas católicas da região. Como líder comunitário conseguiu aumentar a verba de US$ 70 mil para US$ 400 mil para a comunidade de South Side, área onde atuava.

1991 – Obama se forma em Direito pela Universidade de Harvard e retorna para Chicago. Nos tempos de universitário, Obama se torna o primeiro negro a presidir o Harvard Law Review, um clube de 80 estudantes que publica um jornal sobre legislação.

Conheça outros jovens líderes mundiais

Felipe Calderón Presidente do México 18 de agosto de 1962 (47 anos)
Rafael Correa Presidente do Equador 6 de abril de 1963 (47 anos)
David Cameron Primeiro-ministro do Reino Unido 9 de outubro de 1966 (43 anos)
Doris Leuthard Presidente da Confederação Suíça 10 de abril 1963 (47 anos)
Andry Rajoelina Presidente de Madagascar 30 de maio de 1974 (36 anos)
John F. Kennedy Ex-presidente dos EUA 29 de Maio de 1917 (assumiu a presidência com 43 anos)
Dmitri Medvedev Presidente da Rússia 14 de setembro de 1965 (44 anos)
Tony Blair Ex-primeiro-ministro do Reino Unido 6 de Maio de 1953 (assumiu o parlamento com 44 anos)

1992 – Obama se casa com a também advogada Michelle Robinson. Os dois namoravam desde 1989.

1996 - Obama é eleito pela primeira vez para o parlamento estadual de Illinois representando um distrito pobre do Estado. Foi reeleito em 2000 e permaneceu oito anos no cargo.

2003 - Obama é nomeado para o Comitê de Saúde e Serviços Humanos do Senado de Illinois.

2004 – Obama que só era conhecido em Illinois se torna um expoente nacional depois de um discurso de 17 minutos na convenção democrata ao lado do então candidato à presidência dos EUA John Kerry.

2004 – Obama é eleito senador e se torna o terceiro negro a ocupar uma cadeira no Senado dos EUA.

2006 – Obama participa das eleições parlamentares apoiando vários candidatos democratas.

2007 – Obama anuncia sua pré-candidatura à presidência dos EUA e escolhe como tema de sua campanha a “mudança” (change).

2008 – Obama vence Hillary Clinton e assume como candidato democrata à presidência do país. Em novembro, supera John McCain nas urnas e se torna o primeiro presidente negro dos EUA.

2009 - Obama recebe o Prêmio Nobel da Paz em Oslo, na Noruega, por seus "esforços extraordinários para fortalecer a diplomacia internacional e cooperação entre os povos".

*Com agências internacionais
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos