Dupla de iranianos transforma clássico do Pink Floyd em canção de protesto contra os aiatolás

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

Uma dupla de músicos iranianos transformou a canção "Another Brick in The Wall", clássico de Pink Floyd de 1979, em um protesto contra o regime dos aiatolás.

A nova versão se chama "Hey Ayatollah, Leave Those Kids Alone!" ("Ei aiatolás, deixem essas crianças em paz", em uma tradução livre), uma adaptação do verso "Hey, teachers! Leave them kids alone!" ("Ei professores! Deixem as crianças em paz!") da música da banda inglesa.

A música é interpretada pelo Blurred Vision, formado por dois irmãos iranianos que vivem no exílio no Canadá. Eles foram procurados pela reportagem do jornal britânico "Guardian", mas não quiseram revelar o sobrenome com medo de represálias contra parentes que ainda vivem no Irã.

"A canção é uma mensagem universal contra o autoritarismo e nós esperamos que nossa versão para o século 21 possa abrir os olhos das pessoas para o que está acontecendo", disse um dos irmãos ao jornal. "Historicamente, o Irã foi um incrível centro de cultura e arte, mas o regime atual transformou tudo e tem destruído a expressão artística no país desde 1979", acrescentou.

Segundo o "Guardian", Roger Waters, fundador do Pink Floyd, deu permissão para que o Blurred Vision fizesse a versão do clássico de 1979, mesmo ano da Revolução Islâmica que levou os aiatolás ao poder no Irã.

Veja a versão de Blurred Vision para "Another Brick in The Wall"

* Com informações do "Guardian" e do "The Huffington Post"

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos