Venezuela vai mandar chanceler para posse do novo presidente colombiano

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, indicou hoje que o chanceler Nicolás Maduro representará o país neste sábado na posse do novo presidente colombiano, Juan Manuel Santos.

"Sim, ele vai", disse Chávez ao ser perguntado sobre o assunto. Com a decisão, Caracas sinaliza uma tentativa de se aproximar do governo de Santos, que também já explicitou a mesma intenção.

Fontes da Força Aérea colombiana disseram que o chanceler venezuelano é esperado hoje na base militar de Catam, perto de Bogotá, onde desembarcará a maioria dos convidados estrangeiros à posse de Santos, que acontece neste sábado.

Segundo a agência Efe, a chancelaria colombiana se recusou a comentar a inesperada decisão do governo venezuelano de enviar Maduro à posse.

As relações entre Caracas e Bogotá foram cortadas desde o final de julho, por causa das acusações da Colômbia de que o país vizinho abrigaria guerrilheiros.

A tensão já foi discutida em cúpula de chanceleres na União das Nações Sul-Americanas (Unasul), mas não houve avanço. Com o fim da presidência de Álvaro Uribe, a questão fica pendente para o próximo governo colombiano.

A confirmação de Chávez aconteceu durante a visita do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, a Caracas. O presidente venezuelano sugeriu que tenha discutido o tema com Lula, mas não entrou em detalhes.

"Lula leva [para a Colômbia] uma missão da qual falamos bastante com o secretário da Unasul, Néstor Kirchner, mas não falaremos disso hoje. Falaremos amanhã e depois de amanhã. Estamos muito otimistas", disse Chávez.

Em Bogotá, Lula participará ainda nesta sexta-feira de um jantar promovido por Álvaro Uribe e pela primeira-dama Lina Moreno de Uribe aos chefes de Estado e governo convidados para comparecer, no dia seguinte, à posse do presidente eleito.

*Com agências de notícias

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos