China usa explosivos para drenar lago formado com as chuvas que atingem o país

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Em meio às tragédias causadas pelas fortes chuvas que atingem a China há dias, engenheiros e equipes do governo chinês estão lutando para drenar um lago instável formado com o acúmulo de água e lama próximo à cidade de Zhouqu.

As chuvas que atingem a região formaram um lago de três quilômetros de largura, que ameaça jorrar sobre uma área já devastada pelos recentes deslizamentos de lama. Por medo de que a água acumulada volte a causar uma nova catástrofe na região, o governo agora realiza explosões na área, na tentativa de abrir caminho para drenagens controladas.

Veja localização de Zhouqu

  • UOL

A magnitude da situação foi agravada pela baixa presença de vegetação nesta área montanhosa, informa a correspondente da rede Al Jazeera, Melissa Chan, que qualifica a tragédia como uma combinação de desastre natural e dano ambiental.

Pelo menos 702 pessoas morreram na província de Gansu quando uma avalanche de lama e pedras encobriu a pequena cidade de Zhouqu no final de semana. Pelo menos outras 1.042 pessoas estão desaparecidas.

Hoje, um homem de 52 anos de idade foi tirado com vida dos escombros, mais de 50 horas depois do deslizamento. Além dele, apenas uma pessoa foi encontrada com vida nas buscas em curso desde domingo.

Wang Puxuan, um médico militar citado pelo jornal britânico Guardian relata que o clima das buscas é de decepção. Segundo ele, as pessoas estão buscando por parentes soterrados por dias seguidos, sem comida ou água, e começam elas próprias a desmaiar, vítimas de hipoglicemia.

O deslizamento foi o pior da China em seis décadas, e o clima promete mais chuvas.

*Com agências internacionais e “The Guardian”
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos